Arquivo do blog

Bem-vindo

Bem- vindo!

Aqui, você encontra muita diversidade sobre Educação Musical! ATIVIDADES: Conteúdos musicais direcionados às faixas etárias específicas, ...

terça-feira, 9 de março de 2021

Projeto de Conscientização sobre protocolos de segurança ( Covid -19) na educação infantil

Com o retorno às aulas em 2021, do ensino híbrido, presencial ou remoto, é necessário acolher nossas crianças com toda segurança e conscientização.

Se este é o seu caso,deseja acolher e também instruir segundo os protocolos de segurança contra a Covid-19,  ouça esta canção, simples, objetiva e muito atrativa aos nossos pequenos.

Abaixo encontra-se  anexos de cards para auxiliar no projeto.

Segue a letra e posteriormente o vídeo.




Música:   Máscara  

Composição e arranjo: Cíntia Ramires


Máscara, eu tô de máscara                

Eu uso máscara, superpoderes  vou ganhar

Máscara, eu tô de máscara 

Eu uso máscara, pra Covid eu não pegar!


Passar álcool em gel na mão, mão,  mão 

Lavar as mãozinha com sabão 

Vamos ficar perto.? Não, não, não

Abro os braços como um avião

Fico  em lonjão, Jão, Jão,Jão,Jão,

Fico longe de você,  mas perto do seu coração,  ção, ção ção ção.


Mascara, eu tô de máscara 

Eu uso máscara, superpoderes  vou ganhar

Mascara, eu tô de máscara 

Eu uso máscara, pra Covid eu não pegar!




Cifra- pra quem toca um instrumento


Etapas do projeto:

1º: Assista o vídeo com os alunos.  Eles também podem dançar com as ações do vídeo, mantendo o distanciamento. Diga a eles, que quando a música diz a palavra máscara, eles podem apontar com os indicadores para suas máscaras com se estivessem fazendo uma propaganda na televisão ou participando de um clipe musical.

2º: Pergunte a eles do que se trata o vídeo. Relembre com eles sobre a pandemia.

3º: Explique a importância de usar máscara. "Superpoderes vou ganhar" - Quem tem superpoderes? Quais são os super heróis que eles conhecem? O que eles fazem? Resposta esperadas: Salvam o planeta, combatem o mal.

4º: Conclua como na música "Eu uso máscara pra Covid eu não pegar"

5º: Use os cards disponíveis abaixo. Embaralhe e junto com os alunos organize a ordem da estrofe: "Passar álcool em gel na mão/ lavar as mãozinhas com sabão/ Vamos ficar perto, não, não, não/ Abro os braços como um avião/ Fico bem lonjão, jão, jão, jão, jão/ Estou longe de você, mas perto do seu coração...."

Para facilitar pegue um card e cante, orgazine dois cards e cante e assim por diante, para usar da memória musical para relembrar a canção.

6º Peça para os alunos ouvirem quais intrumentos tem na música e quais deles é mais diferente. Esperando que eles digam que é o "uauaa", diga a eles que esse som é feito com a boca e peça que ouvindo, eles imitem esse trecho da música. Toda reprodução é bem vinda, não há certo ou errado, eles estão explorando algo que talvez ainda não experimentaram. 

Boa execução do projeto! :)


Cards para trabalhar a canção



Nenhum comentário:

Postar um comentário