Quando se fala em música na educação infantil, logo vem em nossa mente as músicas pequenas,simples de inúmeras repetições e de fácil memorização.
Sabemos que a partir dos dois anos devemos oferecer músicas que colaborem para o desenvolvimento da fala, referindo-se à motricidade, ao exercício feito pelos músculos da face e os articuladores: língua, lábios, véu palatino e os dentes, que são articuladores passivos.
Conforme o professor vai inserindo músicas que desenvolva o potencial motor, articulatório e sonoro da fala, a criança por meio das diversas experiências com a música pode aumentar seu repertório com músicas que falem daquilo que elas gostam, por exemplo, os animais.
Na música "Bicho Brasileiro" de Margareth Darezzo, há uma forma fantástica de se trabalhar com a fauna brasileira de um jeito encantador. Com melodia que abrange uma escala inteira e com melodia predominante de graus conjuntos( do, ré, mi, da, sol... dó, si, lá, sol...., por exemplo) ; mais elaborada do que as músicas infantis conhecidas e ao mesmo tempo fáceis de memorizar e um refrão com cara de parlenda.
Ah... mas uma criança de 5 anos aproveita e embarca nesta música? Confere pra ver!!☺