Esta atividade trabalha a percepção auditiva. A professora com o guizo em mãos anda devagar pela sala, mudando o trajeto para que os alunos sigam o instrumento usando somente a audição, já que seus olhos estão vendados. É muito divertido e importante também. Ouvido seletivo.
Blog para compartilhar experiências na musicalização infantil.
Arquivo do blog
Bem-vindo
Bem- vindo!
Aqui, você encontra muita diversidade sobre Educação Musical! ATIVIDADES: Conteúdos musicais direcionados às faixas etárias específicas, ...
quarta-feira, 2 de outubro de 2019
Intensidade: forte e fraco - educação infantil
Hoje vivenciamos a propriedade do som: intensidade. Primeiramente, expus às crianças os sons ao nosso redor que podem ser fraco: som dos pássaros lá fora, som do relógio na sala e o som forte: o sinal da escola. Depois mostrei esses cartazes:
Disse que o círculo maior representava o som forte e o círculo menor o som fraco. Dessa forma lemos o que estava na folha e depois vivenciamos ao som de uma música de fundo.
Posteriormente, foi mostrado o vídeo, que representa o que foi trabalhado em sala:
Para finalizar a atividade, distribui ganzas de pet (Caçulinha) com arroz e brincamos com a música Primavera de Vivaldi, variando a intensidade, como indica a primeira parte da música.
sábado, 21 de setembro de 2019
Musicalizar com cantigas: conhecimento além da roda
Vivenciar as cantigas de roda na educação infantil faz parte do currículo do ensino e também algo bem útil, referindo-se ao desenvolvimento motor, espacial, da fala e do canto.
Mas o que o educador musical pode fazer para enfatizar e ressaltar os elementos e características musicais presente nesta atividade?
1- Realizar a atividade como todos conhecem.
2- Perguntar as crianças quais animais vivem no mar e dar "tchau" a eles variando na forma de falar e explorando as propriedades do som.
3- Momento da audição e escolha de uma figura do tambor: ouvir o tambor do mar, sentir seu peso e manuseá-lo de forma a usar sua motricidade.
Algumas crianças quando pequenas têm dificuldade de escolher, entre tantos objetos. Ela podem escolher o que outros já visualizaram ou visualizar o que ninguém viu. Explorar esta escolha, pedindo a ela que se souber diga o nome do ser aquático é explorar sua fala, sua interação, sua capacidade de se expor diante dos amigos, algo muito importante na educação infantil.
Jogos de mãos em grupo - 4 anos
terça-feira, 28 de maio de 2019
Atividade de Páscoa : a valsa - tempo forte e marcação 3 -5 anos
Sabemos que a festividade da Páscoa, vai além do personagem do coelho, envolve o Cristianismo e todo seu significado e valor.
No entanto, podemos usar a famosa música Coelhinho da Páscoa para explorar elementos próprios dessa música que tem como ritmo a valsa ( composta por três tempos, o primeiro forte e os dois subsequentes fracos).
Normalmente as músicas infantis mais usadas na escola têm um compasso de dois ou quatro tempos o que necessita de uma atenção maior para distingui-los, o que não faria muita diferença porque seriam "múltiplos" se podemos assim dizer.
Então trabalhar a valsa é fazer o cérebro exercitar o que não está no automático, isso não quer dizer que os alunos tenham uma grande dificuldade, mas terão que adaptar-se! Tudo isso de forma muito simples e didática: confira no vídeo!
No entanto, podemos usar a famosa música Coelhinho da Páscoa para explorar elementos próprios dessa música que tem como ritmo a valsa ( composta por três tempos, o primeiro forte e os dois subsequentes fracos).
Normalmente as músicas infantis mais usadas na escola têm um compasso de dois ou quatro tempos o que necessita de uma atenção maior para distingui-los, o que não faria muita diferença porque seriam "múltiplos" se podemos assim dizer.
Então trabalhar a valsa é fazer o cérebro exercitar o que não está no automático, isso não quer dizer que os alunos tenham uma grande dificuldade, mas terão que adaptar-se! Tudo isso de forma muito simples e didática: confira no vídeo!
terça-feira, 16 de abril de 2019
Jogos de mãos - preparação para parlendas
sexta-feira, 12 de abril de 2019
Jogo da memória sonoro
Um exemplo de jogo da memória para trabalhar sons/timbres na educação infantil.
Para ser mais didáticos comece com três pares e conforme os alunos forem se adaptando inclua outros sons também.
Para ser mais didáticos comece com três pares e conforme os alunos forem se adaptando inclua outros sons também.
Clique para acessar o vídeo.
domingo, 7 de abril de 2019
COMO ENSINAR - Jogos de mãos cruzados- 4 anos - Educação Infantil
Aliar música ao desenvolvimento cognitivo e motor é um recurso fantástico para as aulas de musicalização.
Aqui fica uma estratégia de ensino para introduzir esse jogo nas aulas, para que depois de aprendido, as crianças possam jogar em duplas ao som de músicas ou parlendas.
Boa aula!
Boa aula!
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Percepção e diversão: os instrumentos musicais nas marchinhas carnavalescas
Criar um ouvido seletivo, identificar timbres
Faixa etária: 5 anos
As aulas que antecedem a festividade do Carnaval é um prato cheio para trabalhar os timbres dos instrumentos musicais. No campo de experiência ( Traços, sons, cores e formas) da BNCC, para a educação infantil, fica muito claro, quando se diz que:
"Ressalta as experiências das crianças com as diferentes
manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato
com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético
e crítico. Enfatiza as experiências de escuta ativa, mas também
de criação musical, com destaque às experiências corporais provocadas
pela intensidade dos sons e pelo ritmo das melodias. Valoriza a ampliação
do repertório musical, o desenvolvimento de preferências, a exploração de
diferentes objetos sonoros ou instrumentos musicais, a identificação da qualidade do som, bem como as apresentações e/ou improvisações musicais
e festas populares. Ao mesmo tempo, foca as experiências que promovam a
sensibilidade investigativa no campo visual, valorizando a atividade produtiva
das crianças, nas diferentes situações de que participam, envolvendo desenho,
pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, fotografia etc."
Nova Escola, BNCC na prática. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JdyDVYh3RNcpRqKe2UDdaH5hPjDUZbFbqfWu6gkg9jPzZ8wKaCgXwN8MpmGa/bncc-educacao-infantil--ebook-nova-escola.pdf>
Vamos a aula: IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS DAS MARCHINHAS CARNAVALESCAS - METAIS E PERCUSSÃO.
Para o assunto encantar nossos alunos, mostramos o clipe do Mundo Bita, Carnaval, sempre observando as imagens que mais nos interessa, Bita, tocando o tambor (caixa) e os esquilos tocando os trompetes ( metais).
Depois que os alunos assistirem e visualizarem esses instrumentos, será a vez do professor auxiliá-los a identificarem o sons dos metais durante a música, já que o som da percussão sempre é o primeiro a eles identificarem. O professor fará uma espécie de mímica do trompete todas as vezes que a melodia ( frase) deste instrumento for evidente, e os alunos o acompanharão imitando... fica bem engraçado!
Depois o professor fica a vontade para trabalhar marchinhas de Carnaval como Mamãe eu quero e Abre alas! Serão os assuntos das próximas aulas.
Bom trabalho!
sábado, 9 de fevereiro de 2019
Som x silêncio: leitura não convencional e vivência para alunos de 5 anos
Para trabalhar com som x silêncio com alunos de cinco anos, estabeleça o símbolo I, como palma, e o símbolo 0, como silêncio.
Obedecendo a um pulso ( beat ou batida), que os alunos consigam acompanhar, com um bastão ou lápis aponte os símbolos por ordem sequencial e reforce que todos os alunos, sejam 15 ou 20 por sala, tem que bater palma no I e não bater em 0.
Após as crianças lerem os cartazes e executarem a atividade, tudo pode virar festa. Use o áudio Batida rock- atv somsilencio ( dá pra acessar o aúdio no proprio celular), em que o primeiro tempo a criança bate uma palma, e o segundo que corresponde ao silêncio ela faz uma pose, uma careta, imita estátua... faz o que a imaginação lhe permitir.
Boa aula!
Vídeo para instrução:
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Mês de agosto, é recheado de atividades do folclore. Eu particularmente gosto muito de usar parlendas com jogos de mãos*. Mas de q...
-
Hoje vivenciamos a propriedade do som: intensidade. Primeiramente, expus às crianças os sons ao nosso redor que podem ser fraco: som dos pá...